PMI reintegra posse de área invadida no Jardim Panorama
25.08.2017
IPATINGA - A Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) executou, na última quarta-feira (23), a reintegração de posse de uma área pública de Ipatinga ocupada irregularmente há vários anos, no bairro Jardim Panorama. A ação, conforme explica o titular da pasta, Nilson Teixeira, atende determinação expressa do prefeito Sebastião Quintão no sentido de preservar os patrimônios imobiliários da cidade, reavendo os espaços usurpados e também inibindo novas invasões. O procedimento é feito ainda em obediência a recomendação do Ministério Público, devendo se estender a outros casos do gênero.
O terreno reincorporado ao município - praticamente dois lotes, totalizando 715 metros quadrados - fica na esquina das ruas Wilson Teixeira e Serra da Esperança, nas imediações do campo de futebol do Jardim Panorama e próximo ao Parque Ipanema. Um galpão chegou a ser construído no local, o que gerou um auto de infração em 2013. Lavrada a notificação, a pessoa que ocupava a área ainda acionou a justiça pedindo a manutenção da posse. Contudo, sua reivindicação foi negada em primeira instância e também no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
UM GRANDE galpão foi erguido na área pública, que estaria sendo inclusive sendo locada pelos invasores.
Outras reintegrações de posse deverão ser realizadas pela Sescon, com o assessoramento da Procuradoria Geral. De acordo com um técnico da Proger, a primeira providência para reaver as áreas tem sido a autuação. Em caso de construções, a medida é o embargo das obras. Em situações de ocupações consolidadas, o município ajuíza ações de demolição.
Ainda de acordo com a Procuradoria, imóveis públicos não são susceptíveis ao usucapião e já existe um entendimento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que o poder público sequer tem a obrigação de indenizar eventuais benfeitorias em áreas invadidas
PMI reintegra posse de área invadida no Jardim Panorama
Reviewed by Unknown
on
18:44:00
Rating: