Descoberta precoce do Autismo resulta em melhores resultados

autismo na escola 2017
25.08.2017
IPATINGA - O evento contou com palestras e momentos de discussões com o neuropediatra Marcone Oliveira, que falou sobre a nova lei de avaliação infantil para o autismo. 
A neuropsicóloga Luciana Freitas S. Magalhães explicou um pouco sobre a escala ‘Modified Checklist for Autism in Toddlers’ (M-CHAT), um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. 
Também esteve no evento a psicóloga especialista em autismo, Gleice de Castro Nogueira, que abordou a importância da intervenção precoce para obter melhores respostas em relação à doença.  
Outro ponto importante da programação foi o depoimento prestado por Cibele Ransolin, que relatou como ser mãe de autista transformou sua vida. 
Lei 
De acordo com o neuropediatra Marcone Oliveira, em abril de 2017 o Governo Federal lançou uma lei com um protocolo sobre a avaliação precoce do problema. “Entretanto, depois que nós especialistas fomos nos debruçar sobre o que ela explicava, compreendemos que o médico não vai conseguir sozinho realizar este diagnóstico, por dificuldade de acessibilidade à criança. Então a gente acha que quem poderá melhor nos ajudar nesta função é o professor. Afinal, ele tem como comparar, tem mais de 20 alunos na sala, tem como cotidianamente acompanhar o comportamento de cada um e sugerir se ele tem ou não algum problema, que pode ou não ser autismo”, explica. 
Janela de oportunidade 
Como explicou o neuropediatra, o ser humano tem um período normal de desenvolvimento, e caso alguma criança não esteja se desenvolvendo de acordo com a idade ou o professor tenha detectado algo diferente, que ele possa entrar em contato com um médico e fornecer as informações do dia a dia do aluno. “O diagnóstico de autismo é interdisciplinar, ele é médico. Mas tem toda uma equipe por trás que observa as características clínicas da criança em relação à comunicação social, interesse e movimentos repetitivos. Por isso, a importância dos professores, que passam muito mais tempo com o aluno. A descoberta de algum problema precocemente permite que haja intervenções rápidas, o que acarretará melhores resultados em relação ao transtorno”, esclareceu Dr. Marcone. 
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