9 mil atendimentos em dois meses. Corujão da Saúde supera expectativas
Programa alcança a marca de 9.621 consultas médicas em 2 meses de implementação.
Um reforço de peso para Ipatinga e com resultados expressivos. Na semana em que completou 60 dias em operação, o projeto ‘Corujão da Saúde’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, alcançou a marca de 9.261 consultas médicas e de enfermagem extras, realizadas entre 16h e 22h. A iniciativa, que estende o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Cidade Nobre, Bom Jardim, Caravelas e Bethânia, facilitou o acesso aos atendimentos de saúde dos casos de menor gravidade (os chamados “pulseira verde”, segundo o Protocolo de Manchester), entre moradores de toda a cidade.
Os bons resultados do ‘Corujão da Saúde’ impactam positivamente também na qualidade e na agilidade dos atendimentos de urgência e emergência do município. “O projeto foi implantado em regime especial, para aliviar a capacidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em função da excessiva demanda que lá encontramos desde o início do ano. Ao fazermos um levantamento, verificamos que cerca de 50% do número de entradas eram de pacientes ‘verdes’. Estes, muitas vezes por falta de informação, não procuravam as UBS’s e iam direto para a UPA. Criar oportunidades para aprimorar os fluxos de atendimento é evitar que o cuidado aos casos mais graves se congestione”, explica Mariley Garcia, diretora do Departamento de Atenção Básica.
Isso fica claro ao serem observados os números da UPA, na visão do diretor Élcio Antunes dos Santos. Mesmo durante os meses mais frios do ano, quando aumentam os casos de pneumonia, insuficiência respiratória e, também, problemas cardíacos como infarto - já que o frio diminui a percepção dos sintomas -, “o número de atendimentos reduziu de forma significativa”, pontua. Se antes a UPA acolhia mais de 430 pacientes por dia, com o Corujão nas Unidades Básicas de Saúde e o direcionamento desses pacientes para lá, hoje a média caiu para cerca de 280 atendimentos por dia.
"Corujão garante menor tempo de espera e mais qualidade no atendimento para os usuários de Ipatinga", afirma Antunes, diretor da UPA.
“Isso possibilita à UPA atender a todos os casos, porém, com menor tempo de espera e mais qualidade, priorizando, sobretudo, aqueles classificados como amarelo, laranja e vermelho, que são os mais graves, como urgência e emergência. De fato, contribui muito para a melhoria da qualidade assistencial do município”, avalia Élcio Antunes.
Mais médicos nas unidades
Para reforçar ainda mais o atendimento na área, as equipes de Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga ganharão dois novos médicos a partir da próxima segunda. Desde o início do ano, já são oito novos médicos acrescentados à rede. “Com as novas contratações, hoje não temos mais nenhuma equipe de saúde sem médicos, em Ipatinga. Todas as 42 equipes estão completas e atuantes nos bairros”, reforça Mariley Garcia.
9 mil atendimentos em dois meses. Corujão da Saúde supera expectativas
Reviewed by Unknown
on
18:37:00
Rating: