PRODUÇÃO LITERÁRIA: Contos Locais, com patrocínio da Cenibra, inicia fase de apuração
04.10.2017
DIVINOLÂNDIA - O Projeto Contos Locais iniciou a fase de apuração dos fatos históricos e culturais dos municípios contemplados, ontem, 2/10, em Divinolândia, foi realizada a oficina de capacitação dos estudantes participantes, marcando o início do trabalho de apuração das histórias. Os estudantes irão visitar as comunidades para pesquisas causos e fatos que fizeram dos municípios o que são hoje historicamente e culturalmente.
Quando a história de um povo promove além de diversão, uma forte conexão com a Cultura das pessoas e suas experiências através do tempo, o que floresce são relacionamentos sólidos entre as gerações, que serão materializados em Contos Locais. Contos que irão compor os livros com fatos das cidades de Guanhães, Virginópolis e Divinolândia de Minas.
Para o prefeito de Divinolândia de Minas, Rodrigo Magalhães Cunha, "este projeto irá enriquecer a cultura do município ao registrar a história do nosso povo. E tudo a partir do empenho dos estudantes".
Sofia Soares Barbosa, (9 anos) estudante do 5º ano, que gosta de escrever mas prefere declamar poesias, vê o projeto como algo que valoriza a cultura regional e "faz com que a gente escute nosso povo e registre nossa história de maneira interessante. As dinâmicas para nos preparar são engraçadas e estimular a nos envolver cada vez mais com o projeto, e com a nossa história. Ativa minha memória e me faz lembrar as histórias que meus pais e avós contaram".
Para Luis Fernando de Aguiar Coelho (14 anos), estudante do 9º ano, o Projeto Contos Locais irá unir os alunos para uma coisa boa, que é pesquisar fatos marcantes da cidade e registrar em um livro.
O ganho do projeto pode ser também verificado nas áreas de educação e cultura como instrumento de apoio à gestão pública. A secretária de cultura, Aurenice Magalhães, tem a convicção de que "esta é a oportunidade de marcar a história do município. É um projeto que nos faz brilhar os olhos. E acredito que nossos alunos irão fazer um trabalho para encher os olhos".
Wanderlaine Figueiredo, secretária de educação de Divinolândia de Minas, acredita que "esta é uma oportunidade maravilhosa para a cidade crescer culturalmente. Quando fui pedir a doação de livros para o Cristiano, ele me fez um ousado convite para escrevermos um livro sobre nossa cidade. Aceitamos com prazer este presente, pois será bom para a cidade, para a educação e para os estudantes.. A iniciativa ativará a memória, colocará os estudantes em contato com a população da cidade, com a pesquisa e escrita dos contos. É um crescimento educacional e cultural. Abraçamos este projeto com essa visão, crescimento cultural e educacional".
Uma realização da MC Produção, com patrocínio da Cenibra via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto em seu segundo ano, promove a investigação e resgate da cultura local, publicando os desenhos e as pesquisas dos estudantes transformadas em contos. Os livros serão distribuídos gratuitamente nas cidades contempladas.
PRODUÇÃO LITERÁRIA: Contos Locais, com patrocínio da Cenibra, inicia fase de apuração
Reviewed by Unknown
on
19:18:00
Rating: