Ipatinguenses iniciam etapa pré-operatória no Mutirão da Saúde
05.10.2017
Centenas de munícipes compareceram ao Hospital Municipal para dar início aos exames pré-operatórios.
IPATINGA - A fila de pacientes que aguardavam, desde 2010, por consultas, exames e cirurgias em diversas especialidades já começou a diminuir na manhã dessa quarta-feira (04), em Ipatinga. Convocados pela Secretaria Municipal de Saúde, desde as 7h centenas de munícipes começaram a chegar às dependências do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), no bairro Cidade Nobre, para darem início à etapa pré-operatória.
Nesta semana, a meta da administração municipal é preparar 200 pacientes para cirurgias de hérnia e varizes. Somente nesta quarta-feira (4), foram realizados 72 exames de Doppler Venoso de membros inferiores e 100 eletrocardiogramas, além de exames de sangue e urina. Até dezembro deste ano, a Secretaria de Saúde espera realizar mais de 5.000 atendimentos no Mutirão da Saúde, beneficiando a população mais carente de Ipatinga.
Responsabilidade e ética
Recepcionando os beneficiados no Mutirão, o secretário de Saúde de Ipatinga, Ededwin Windsor, falou aos presentes sobre o trabalho da atual administração “pautado no uso do dinheiro público com responsabilidade e ética, focando naqueles que há anos carecem de uma assistência digna”. Ele ainda pediu perdão à população “pelos anos de espera por atendimento de Saúde, embora a situação não tenha sido gerada pelo atual governo”.
“Nós queremos mudar a vida da população, especialmente do povo mais pobre, como, aliás, foi uma determinação expressa do prefeito no momento em que fomos nomeados para o cargo”, repetiu ele, como já havia dito na abertura do mutirão, no último sábado (29), na Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Jardim.
Enfim, o atendimento
Dona Ângela Maria comemorou a convocação para cirurgia de varizes.
“Desde 2013 eu espero pela cirurgia de varizes”, comentou dona Ângela Maria Alves (60), moradora do bairro Bom Retiro, que foi uma das muitas pessoas convocadas para ser atendida no Mutirão da Saúde. “As dores nas pernas e a sensação de veias ‘emboladas’ vinham ficando cada vez mais intensas ao logo desses anos. Por fim, eu já estava quase perdendo as forças. Mas, ainda bem que a esperança renasce a cada dia. Quando o pessoal do SAM (Serviço de Autorização Médica) me ligou, pensei: agora vai dar certo”, disse ela, ao recordar também que em 2008, num momento de muita necessidade de um procedimento nos olhos, foi chamada pelos profissionais da Saúde do governo Quintão para realizar sua cirurgia no Mutirão de Catarata. “Até hoje eu enxergo muito bem, e com esse governo à frente a cidade está ficando excelente”, avaliou.
Com todos os resultados de exames em mãos, Evaldo Nunes de Faria (47) aguardou desde 2014 para conseguir se preparar para a cirurgia de hérnia pelo SUS. “Antigamente eu ia ao posto pegar as guias dos exames e precisava voltar à Policlínica, ir novamente ao SAM e ficava uma ‘década’ esperando. Agora, eu já vejo muitas mudanças. Em pouco tempo, os profissionais da Prefeitura me convocaram para a cirurgia. Peguei os pedidos dos exames, escolhi o laboratório que quis e já estou com os resultados em mãos, só aguardando ser chamado pra entrar para o bloco cirúrgico. Estou muito satisfeito com a agilidade, o respeito como estão tratando o povo mais simples, que não tem condições de pagar essas consultas e exames em clínicas particulares”, comemorou o morador do Limoeiro.
O secretário de Saúde, Ededwin Windsor, recepcionou os pacientes e ratificou o compromisso do governo com uma assistência digna à população.
Lançado no último sábado (29), com a presença do prefeito Sebastião Quintão, o novo Mutirão da Saúde tem o objetivo de eliminar as longas filas de espera para consultas, exames e cirurgias na cidade. A iniciativa foi possível graças a emenda parlamentar do deputado Federal Leonardo Quintão, que trouxe para o cofre público municipal recursos da ordem de R$ 4,750 milhões.
Ipatinguenses iniciam etapa pré-operatória no Mutirão da Saúde
Reviewed by Unknown
on
17:24:00
Rating: