Prefeitura de Fabriciano esclarece denúncia do vereador Marcos da Luz

Nota de Esclarecimento sobre a falta de insumos para diabéticos em Coronel Fabriciano
27.09.2017 
FABRICIANO - A Prefeitura de Coronel Fabriciano por meio da Secretaria de Governança de Saúde, esclareceu nesta quarta-feira, 27, que não é a responsável pela falta de tiras de glicemia e glicosímetros no município, problema que atinge centenas de municípios mineiros. O fornecimento dos insumos para diabetes é pactuado em Minas Gerais por meio da Deliberação 2164/2015, que confere à Secretaria de Estado de Saúde, SES-MG, a responsabilidade pela aquisição e distribuição das tiras reagentes e dos aparelhos glicosímetros aos municípios. Essas tiras foram inseridas dentro do processo de Regionalização da Assistência Farmacêutica do Estado de Minas Gerais.
O Estado, no final de 2016, demandou que todos os municípios enviassem suas demandas anuais para este item e se propôs a fazer uma grande Ata de Registro de Preços para todos que aderissem a esse processo de Regionalização.  Este é o caso de Coronel Fabriciano, que aderiu à Ata. O processo ainda não foi concluído, portanto, diversos municípios continuam sem receber as tiras de glicemia para seus pacientes diabéticos.
Em Fabriciano, o restrito saldo financeiro de 2017 para aquisição das tiras já foi utilizado, mas como a quantidade obtida foi inferior à demanda do município, a prefeitura não conseguiu atender a todos os pacientes. A Secretaria de Governança da Saúde tem limitado a distribuição das tiras e de glicosímetro aos pacientes mais graves, portadores de diabetes tipo 1, por exemplo.
Em 6 de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) divulgou o memorando circular nº 38/2017, que solicita aos gestores da área de Saúde a revisão das demandas das tiras reagentes e glicosímetros de todos os municípios para os próximos três anos. Segundo o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau,  Coronel Fabriciano enviou a demanda dos pacientes para o SIGAF (Sistema de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica) como demandado no referido memorando para alimentar a Ata de Registro de Preço do Estado, ou seja, o município cumpriu com suas as obrigações e aguarda a solução para o problema que tanto aflige os pacientes.
Prefeitura de Fabriciano esclarece denúncia do vereador Marcos da Luz Prefeitura de Fabriciano esclarece denúncia do vereador Marcos da Luz Reviewed by Unknown on 08:50:00 Rating: 5

#bairrosnet

COMPROMISSO COM A VERDADE!
Jornal Bairrosnet. Tecnologia do Blogger.