Prefeitos discutem ações de recuperação do Rio Doce em Mariana

01.09.2017
IPATINGA - Na cidade histórica de Mariana, o prefeito Sebastião Quintão se uniu nesta sexta (1º/09) a outros 32 líderes executivos de municípios mineiros e capixabas, durante as discussões do Comitê Interfederativo (CIF). Em resposta ao desastre ocorrido no Rio Doce, provocado pelo rompimento da Barragem da Samarco, em 2015, o CIF foi criado para monitorar, fiscalizar e validar as ações de reparação dos danos sociais e ambientais da Fundação Renova, instituída pela mineradora e suas acionistas, Vale e BHP Billiton, para gerir e executar as medidas de recuperação dos danos resultantes da tragédia.
Comitê Rio Doce
O comitê é presidido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e conta com representantes da União, dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo, dos municípios impactados e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce. “Ipatinga tem uma localização estratégica na bacia do Rio Doce e precisa estar atenta, além de contribuir no que for possível para o êxito desse processo de recuperação. É necessário que os efeitos positivos sejam efetivos, de fato”, pontuou Quintão.
Todos os programas socioambientais e socioeconômicos estão previstos no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta, firmado entre representantes dos órgãos ambientais e de administração pública. Ao CIF, cabe também estabelecer canais de participação da sociedade civil; opinar sobre os planos, programas e projetos; além de sugerir propostas de solução dos impactos causados pelo rompimento da barragem em Mariana.

Prefeitos discutem ações de recuperação do Rio Doce em Mariana Prefeitos discutem ações de recuperação do Rio Doce em Mariana Reviewed by Unknown on 19:04:00 Rating: 5

#bairrosnet

COMPROMISSO COM A VERDADE!
Jornal Bairrosnet. Tecnologia do Blogger.