Ipatinga eleva níveis de serviços para conquistar novos recursos
11.09.2017
IPATINGA - Diversas melhorias vêm sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ipatinga, dentro da realidade financeira do município, com o objetivo de garantir uma melhor qualidade nos serviços de saúde oferecidos à população. Nesta quarta-feira (13), visitas técnicas para avaliação dessas melhorias serão feitas por auditores do Ministério da Saúde, para cumprimento do 3º ciclo do PMAQ-AB - Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica.
De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica, Mariley Garcia, as 42 equipes de Saúde da Família, mais as equipes de profissionais de Saúde Bucal e os quatro Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) serão avaliados sobre as condições de acesso dos usuários aos serviços, além de critérios relacionados à estrutura, gestão e produção, conforme o preconizado na Política Nacional da Atenção Básica.
“Ao longo desses meses, vimos o empenho e o trabalho realizado em equipe pelos profissionais das Unidades de Saúde com o objetivo de melhorar a assistência na atenção básica. Essa motivação e comprometimento impactam positivamente a prestação de serviços, tornando os atendimentos mais humanizados, com melhores resultados para todos envolvidos”, destacou a diretora.
Além de promover a cultura de avaliação e monitoramento dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), outro benefício do PMAQ-AB é o aumento no repasse de recursos de incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhorias no padrão de qualidade de atendimento. “Nós estamos trabalhando para ampliar esse repasse, com o objetivo investi-lo nas Unidades de Saúde de Ipatinga de num futuro próximo”, afirma Mariley Garcia.
Auditores em avaliação
A avaliação dos profissionais de saúde/equipes leva em conta três fatores: uso de instrumento para que a própria equipe avalie o trabalho que desenvolve - correspondente a 10% da nota de avaliação; resultados em 24 indicadores de saúde firmados no momento que a equipe entrou no Programa - responsável por 20% da nota de avaliação, e desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos que visitaram os profissionais de saúde/equipes - correspondente a 70% da nota de avaliação.
Em maio de 2012, o Ministério da Saúde iniciou a avaliação, visitando as 17.304 equipes que atendem no SUS – o equivalente a 53,3% do total de equipes de Saúde da Família no país (32.809) – e que aderiram ao programa em 3.972 municípios brasileiros. Destas equipes, 12.165 já receberam a visita dos avaliadores da qualidade, correspondendo a cerca de 70% do total de participantes do Programa.
Ipatinga eleva níveis de serviços para conquistar novos recursos
Reviewed by Unknown
on
18:16:00
Rating: