Fabriciano comemora Independência do Brasil com desfile na Av. Magalhães Pinto
FABRICIANO - A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional, comemora na próxima quinta-feira, 07, a Independência do Brasil com desfile cívico a partir das 8h na Avenida Magalhães Pinto. Com o tema “Somos todos iguais na diferença”, o objetivo do evento é identificar e combater os mecanismos de exclusão, contrapondo-o ao desenvolvimento de culturas, políticas e práticas de inclusão em todas as áreas de convivência do cidadão.
Irão participar do desfile cerca de mil e duzentos alunos, incluindo escolas municipais, estaduais, particulares e creches; juntamente com o 3° Comando do Corpo de Bombeiros de Fabriciano, 58° Batalhão de Policia Militar, Igrejas, Rotary, Lions, Grupo de Escoteiros Tapajós, Grupo de cavaleiros, CAIS, APAE e outras entidades. As instituições apresentarão danças, fantasias, bandas e músicas para conscientizar e chamar a atenção da população contra a exclusão.
Segundo a Gerente Pedagógica da Prefeitura, Neuza Viana, o desfile é uma forma de despertar na população o censo de independência e igualdade. “Somos um em todos. Pessoas de diferentes gêneros, deficiências e raças, podem dançar ballet, jogar capoeira e praticar esporte sem medo de serem reprimidos”, disse.
Ao longo do percurso sete bandas, entre instituições escolares, Cais - Casa de Artes e Inclusão Social, Polícia Militar e igrejas acompanham o desfile, garantindo musicalidade e animação para o público.
O palco será montado na Avenida Magalhães Pinto na quarta-feira, dia 6, e uma das vias da avenida será interditada. Para o desfile no dia 7, a avenida será totalmente interditada por 7 quarteirões, que compreendem os cruzamentos da Magalhães Pinto com a rua Cabo Frio até a rua Ubatuba, próximo à Praça Polivalente, onde as instituições irão se reunir. Os motoristas devem ficar atentos ao trânsito para usarem as ruas Guarapari e Jacareípe, paralelas ao desfile.
História
Em 2 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina, atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 7 de setembro. No mesmo dia, em cena famosa às margens do Riacho Ipiranga, ele declarou a Independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal.
Fabriciano comemora Independência do Brasil com desfile na Av. Magalhães Pinto
Reviewed by Unknown
on
16:07:00
Rating: