Xingozinho reúne com o secretário de Saúde do Estado

05.06.2017
BELO HORIZONTE – Na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o Presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, Leandro Xingó, o Xingozinho (PSD), e o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo fabricianense, o também vereador Sandro Araújo, o Dr. Sandro (PPS), se reuniram nesta segunda-feira (05) com o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, para pleitear junto ao governo estadual a reabertura do Hospital Dr. José Maria Morais – antigo Hospital São Camilo –, que encerrou suas atividades no último dia 29 e que agora terá como gestor o Município fabricianense. No encontro, os parlamentares ainda solicitaram investimentos do Estado para que a unidade hospitalar regional, 100% SUS, atenda com os outros 72 leitos já prontos.
Os vereadores Xingozinho e Dr. Sandro com o secretário de Saúde, Sávio Souza Cruz
“O não funcionamento do Hospital Dr. José Maria Morais tem sido altamente prejudicial à saúde pública da região. Sabemos que a Administração Municipal de Coronel Fabriciano, por meio do Prefeito Dr. Marcos Vinícius (PSDB), não tem medido esforços para assumir a gestão daquela unidade hospitalar. Na mesma reunião, cobramos que o Estado mantenha os repasses em dia, de modo que o hospital, quando for reaberto, não torne a fechar. Temos que destacar também o importante papel do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) nessa luta, irmanado conosco, pela reabertura do hospital”, enfatizou o Presidente Xingozinho. “Sobre a ampliação dos leitos, vale ressaltar que tínhamos um déficit. O Hospital funcionava com cerca de 60 leitos até o seu fechamento, sendo 50 de enfermaria e dez de UTI. Outros 72 leitos, todos de enfermaria, que não foram utilizados até então, não estão totalmente prontos porque ainda dependem de custos com mobília e manutenção, o que acarretou em prejuízos ao atendimento, gerando esse déficit. Ao todo, o hospital possui 122 leitos. Queremos que o Estado invista devidamente nos serviços de manutenção e ampliação desses leitos”, acrescentou.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que, conforme a Resolução 5.759, de 02 de junho de 2017, três parcelas de pouco mais de R$ 1,5 milhão cada serão repassadas pelo Estado ao Fundo Municipal, sendo a primeira parcela já nos próximos dias. As demais serão pagas em 30 e 60 dias respectivamente.
Dr. Sandro reiterou o compromisso da Câmara pela reabertura do Hospital Dr. José Maria Morais. “Como presidente da Comissão de Saúde, quero deixar claro à população que não mediremos esforços pela volta das atividades da referida unidade hospitalar, e é exatamente o que temos feito, por meio de muita interlocução, ao lado do Presidente Xingozinho, com as mais diversas esferas do Poder Público”, salientou.

Corujão da Saúde
Xingozinho destacou que o funcionamento do programa Corujão da Saúde, aprovado este ano pelo Legislativo Municipal e implantado na cidade pela Prefeitura, tem amenizado consideravelmente os prejuízos sentidos a partir do fechamento do hospital. “Assim sendo, mais uma vez parabenizo a gestão do nosso Prefeito Dr. Marcos Vinícius, pela instalação desse importante programa de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal”, frisou.

Maternidade e pediatria
Por fim, o Presidente Xingozinho, que já havia acionado o Estado na Justiça pela implantação, no então Hospital São Camilo, de maternidade, pediatria e realização de cirurgias eletivas, ratificou os pleitos junto ao Secretário Sávio Souza Cruz.

“Aguardamos também que o governo estadual invista na ampliação do agora Hospital Dr. José Maria Morais, por meio da instalação, assim que houver a sua reabertura, de maternidade e pediatria, que, a meu ver, são necessidades de um caráter altamente prioritário àquela unidade e, consequentemente, à nossa população”, concluiu.
Xingozinho reúne com o secretário de Saúde do Estado Xingozinho reúne com o secretário de Saúde do Estado Reviewed by Unknown on 16:11:00 Rating: 5

#bairrosnet

COMPROMISSO COM A VERDADE!
Jornal Bairrosnet. Tecnologia do Blogger.