SAMU nas Escolas instrui mais de 500 alunos em Ipatinga

samu nas escolas
Com viés educativo, a ação tem por objetivo mostrar para os adolescentes, como os trotes telefônicos afetam o serviço de urgência e o atendimento a quem precisa.
05.06.2017
IPATINGA - Somente neste ano, mais de 500 alunos em Ipatinga já participaram do projeto SAMU nas Escolas, aprendendo sobre como prestar um primeiro atendimento a uma vítima de parada cardíaca e sobre a correta utilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No último dia 31, foi a vez dos estudantes do Colégio Adventista de Ipatinga, no Centro, participarem da ação, ministrada por universitários do curso de Medicina.
Instrutora no projeto, Juliana Caroline Pinheiro explicou que o trabalho tem o viés educativo com o objetivo de mostrar, principalmente para os adolescentes, como os trotes telefônicos afetam o serviço de urgência e o atendimento a quem precisa.
“Atualmente, o SAMU de Ipatinga registra sete trotes por dia, totalizando mais de 2.500 trotes por ano. Por meio das palestras nós mostramos que uma simples brincadeira pode impedir pessoas em situação crítica de receberem atendimento. Junto a isso, conscientizamos também sobre a forma correta de acionar o serviço e as possíveis dificuldades na hora de pedir ajuda”, explicou.
CORRIDA CONTRA O TEMPO
alunos na USA
Ainda na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o interior da única Unidade de Serviço Avançado (USA) do SAMU no município.
“Com conteúdo prático, - informa ainda Juliana -, num segundo momento os alunos fazem a simulação de uma reanimação cardíaca, de respiração, recebendo dicas de primeiros-socorros para atuarem em situações de urgência até que a ambulância do SAMU chegue ao local do atendimento. Esse aprendizado é muito importante porque é uma corrida contra o tempo. Se a vítima for socorrida no primeiro minuto após a parada, ela tem 90% de chances de sobreviver”, revelou a universitária.  
Para o aluno Pedro Henrique Macedo, que tem como hobby andar de bicicleta, as instruções foram muito valiosas: “É muito bom aprender a prestar os primeiros-socorros. Se um amigo meu vier a se acidentar gravemente, quando estivermos andando de bike, agora sei como posso ajudar a preservar sua vida, como fazer uma massagem no peito, uma respiração boca a boca”, comemorou.
Ainda na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o interior da única Unidade de Serviço Avançado (USA) do SAMU no município. Para que se tenha ideia de sua importância, durante a explanação dos técnicos acerca da ambulância uma chamada de urgência interrompeu a atividade com os alunos, direcionando a USA para o socorro a uma vítima que sofreu queda com traumatismo craniano. 
SAMU nas Escolas instrui mais de 500 alunos em Ipatinga SAMU nas Escolas instrui mais de 500 alunos em Ipatinga Reviewed by Unknown on 06:21:00 Rating: 5

#bairrosnet

COMPROMISSO COM A VERDADE!
Jornal Bairrosnet. Tecnologia do Blogger.