Fabriciano reage à crise e tem dados positivos de empregos formais
29.09.2017
FABRICIANO - Pelo segundo mês consecutivo, e terceira vez em 2017, Coronel Fabriciano tem saldo positivo na geração de empregos formais, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Minas Gerais foi classificada como último (27°) estado do Brasil em geração de empregos em agosto, lista liderada por São Paulo, Santa Catarina e Ceará.
Fabriciano reage à crise que atinge aproximadamente 13,5 milhões de pessoas no Brasil. Em agosto, na cidade, foram empregadas 468 pessoas e demitidas 450, ficando o saldo de 18 empregos formais; em julho foram admitidas 391 pessoas e demitidas 383, já em abril foram 409 novos empregos e 404 demissões. Só em Minas, 148.877 mil pessoas foram demitidas em agosto deste ano, o que levou o estado a ser o último colocado na lista do Caged.
O prefeito Dr. Marcos Vinicius avalia positivamente a reação do mercado e fala sobre a desburocratização da máquina pública. “O povo está acreditando em Fabriciano. O governo fez a parte dele, quem quiser construir aqui, com 5 dias pode começar. Hoje recebemos os empresários de portas abertas, vemos eles como aliados. Estamos sempre fomentando a discussão com eles para o benefício de nossa cidade”.
Comércio
A avaliação positiva é compartilhada pela Acicel CDL. Segundo o presidente da entidade, Marco Túlio Lamounier, em 2017 houve uma melhora na geração de empregos formais em Fabriciano. Ele cita as ações do governo para desburocratizar a construção de obras e o pagamento em dia dos servidores da Prefeitura que impactaram diretamente para melhorar o comércio e gerar empregos. “A reação ainda é modesta, mas só de sair do vermelho já é bom”, comemora.
O final de ano gera expectativas ainda melhores para o comércio, principal fonte geradora de empregos na cidade. “Já começou a esquentar. A ACICEL está esperançosa de que a situação melhore cada vez mais,” afirma Marco Túlio.
Novos investimentos
Dos oito principais setores da economia, indústria, serviços e comércio se destacaram pelo desempenho positivo. Em Fabriciano, empresários apostam em novos empreendimentos, como Eduarda Barroso e Thiago Assunção, proprietários de um comércio de açaí que foi ampliado de 48m² para um novo espaço com mais de 200m². “Moramos em Fabriciano e pensamos em uma loja diferente, por isso investimos no espaço e na variedade do cardápio. Ainda vamos investir mais, quero que os clientes se lembrem daqui como um espaço para a família”, afirma Eduarda, que conta com 4 funcionários formais e freelancers aos finais de semana.
Fabriciano reage à crise e tem dados positivos de empregos formais
Reviewed by Unknown
on
19:11:00
Rating:
