Seminário discute políticas públicas sobre as formas de combate a violência contra a mulher

25.08.2017
TIMÓTEO - O município de Timóteo promoveu o debate sobre as formas de combater a violência contra a mulher em evento realizado na tarde desta última quinta-feira (24), no teatro da Fundação Aperam Acesita. O III Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher contou com a participação do prefeito Dr. Geraldo Hilário Torres; da delegada Especial de Atendimento à Mulher de Coronel Fabriciano, Dra. Tereza Júlia do Nascimento; presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araújo Vitorino; secretária de Assistência Social Carmem Costa Carvalho Miranda; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ana Maria Vieira e Marcione Menezes Andrade, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde.
Ao centro, a Delegada Tereza Júlia Nascimento, titular da Delegacia da Mulher de Fabriciano.
“É de grande importância discutir esse tema que vai além de um seminário. Estamos trabalhando para criar políticas públicas para diminuir os dados de violência. O problema está nos homens, mas a solução está nas mulheres, para que elas se libertem”, enfatizou o prefeito Dr. Geraldo Hilário Torres. 
Em sua fala, a delegada da Delegacia da Mulher de Coronel Fabriciano, Dra. Tereza Júlia do Nascimento explicou que apesar da proximidade com Coronel Fabriciano, as moradoras de Timóteo têm que recorrer à delegacia do seu município. “O artigo 70 do Código de Processo Penal determina a competência do processo no lugar em que se consumar a infração”, justifica a delegada, salientando a importância de se viabilizar a criação de uma Delegacia da Mulher em Timóteo. 
A abertura do encontro foi embalada pela voz melodiosa da cantora Grace Abelha e pela exibição do curta metragem “Minorias”. O vídeo de autoria dos alunos do curso de Química do Cefet Timóteo já atingiu mais de 30 mil visualizações. 
A Assistente Social e ativista feminista, Lúcia Helena Apolinária, que coordena o Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher em Belo Horizonte, falou sobre como utilizar e otimizar as ferramentas existentes no município. “Se falamos que a violência de gênero é patriarcal, precisamos educar e capacitar os homens para tratarem a mulher com respeito. Chamar os homens e discutir violência com eles. Não é favor, é política pública. É fundamental seguir os protocolos, notificar e trazer os casos de violência para dentro da rede de atendimentos”, disse. 
Seminário discute políticas públicas sobre as formas de combate a violência contra a mulher Seminário discute políticas públicas sobre as formas de combate a violência contra a mulher Reviewed by Unknown on 17:58:00 Rating: 5

#bairrosnet

COMPROMISSO COM A VERDADE!
Jornal Bairrosnet. Tecnologia do Blogger.