Estação Memória Zeza Souto recebe visita de alunos do Mayrink e antigo morador

museu visita 2017
17.05.2017
IPATINGA - A Estação Memória Zeza Souto, em Ipatinga, que participa da 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), recebeu nesta terça-feira (16) a visita de alunos do Instituto Educacional Mayrink Vieira. Os estudantes e outros presentes tiveram a oportunidade de visualizar imagens históricas das primeiras moradias e pioneiros do município, além de exposição com fotos dos alunos da APAE. 
Conforme Laudilei Abreu Oliveira Rocha, professora que acompanhou os alunos na visita, o Instituto Mayrink desenvolve um projeto voltado para o resgate das origens da cidade e preservação dos patrimônios históricos locais. “Visitas e aulas-passeios possibilitam vivência e aprendizado aos estudantes. Nós trabalhamos com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II a preservação do patrimônio, e sempre visitamos as relíquias da cidade. As atrações da 15ª Semana de Museus também somam conteúdos importantes para esse trabalho que desenvolvemos visando o crescimento dos estudantes”, comentou. 
A 15ª Semana Nacional de Museus ocorre no período de 15 a 21 de maio. Nessa edição, mais de mil museus de todo o país participam, oferecendo ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes, entre outras atrações. 
Na Estação Memória Zeza Souto as fotos dos alunos da APAE com suas mães e avós têm a intenção de atrair um público que não é muito comum nos museus e promover um novo olhar para algo do cotidiano, foco sugerido pelo Ibram para a Semana dos Museus deste ano. 
Os museus são espaços de estudo, educação, contemplação, lazer, diálogos e também de construção de histórias. 
Pioneiros da Vila
pioneiro no museu 2017
Em Ipatinga a abordagem parece ter funcionado bem. Além dos alunos do Instituto Educacional Mayrink Vieira, também esteve presente na Estação Memória, Antônio Fernandes Batista, um dos pioneiros da cidade. Entre outras informações aos estudantes, ele explicou que a origem do nome do bairro Vila Celeste é uma homenagem à primeira moradora do lugar – CELESTE Fernandes Batista, sua mãe. No bairro também há uma rua com o nome do pai dele, Antonio Boaventura Batista. 
Morador de Ipatinga há 57 anos, Antônio é vice-presidente de um museu no bairro Vila Celeste com um acervo de mais de 2.000 peças antigas e gostou muito de ter participado da programação como convidado.
 
Estação Memória Zeza Souto recebe visita de alunos do Mayrink e antigo morador Estação Memória Zeza Souto recebe visita de alunos do Mayrink e antigo morador Reviewed by Unknown on 19:14:00 Rating: 5

#bairrosnet

COMPROMISSO COM A VERDADE!
Jornal Bairrosnet. Tecnologia do Blogger.